Policial militar reencontra menino que salvou de engasgo em Divinópolis: 'É muito gratificante vê-lo feliz'
03/12/2024
Bebê de um ano e cinco meses, que se engasgou com o próprio catarro, foi levado pelos pais até a sede da 7ª Região da Polícia Militar, onde foi salvo pelo soldado Gustavo Barreto. Após reencontro, família passeou de viatura. Família reencontra policial militar que salvou menino engasgado em Divinópolis
O soldado Gustavo Barreto, que salvou o pequeno Arthur de 1 ano e 5 meses de um engasgo na última semana em Divinópolis, reencontrou o menino e a família dele no último sábado (30), no quartel da Polícia Militar (PM). O momento foi marcado por gratidão e alegria. Veja o vídeo acima.
Os pais de Arthur, Marcos e Gisele, fizeram questão de agradecer pessoalmente ao militar e entregaram um presente simbólico em reconhecimento à sua atitude. "Esse presente é o mínimo que poderíamos fazer", afirmou a família.
"Não precisava, isso é obrigação nossa. Ver o Arthur brincando, feliz, é o que mais nos gratifica. Não há salário que pague ver o tanto que ele é lindo, ver o carinho, ver a satisfação, sabe? É muito gratificante para nós profissionais dessa área", agradeceu o soldado.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Policial militar reencontra menino que ele salvou de engasgo em Divinópolis
Durante a visita, o soldado Barreto surpreendeu a família ao convidá-los para um breve passeio na viatura policial pelo Bairro Afonso Pena, que fica perto do quartel. A iniciativa transformou a lembrança de um momento difícil em uma experiência feliz para todos.
Já totalmente recuperado, Arthur deixou o quartel sorrindo e acenando para os policiais, acompanhado de seus pais, que agora guardam na memória o dia em que o gesto rápido do soldado, que se tornou um verdadeiro herói para a família.
VÍDEO: Desesperados, pais buscam quartel da PM e pedem ajuda para socorrer bebê engasgado em MG
'Só tenho que agradecer', diz pai após filho ser salvo de engasgo por policial militar em Divinópolis
Dia do salvamento
Bebê engasgado é salvo por policiais militares em Divinópolis
De acordo com o soldado Barreto, era por volta de 10h40 do dia 29 de novembro, quando ele viu um homem e uma mulher correndo com um bebê no colo enquanto olhava pela janela da sentinela do quartel. O menino havia engasgado com o próprio catarro.
"De imediato, desci, acionei a prioridade na rede de rádio e pedi apoio aos colegas. Peguei a criança no colo e percebi que ela apresentava sintomas de engasgo. Iniciei as manobras de desobstrução, mas ela não respondia. Virei a criança para o lado, bati nas costas com a 'Manobra de Heimlich' e ela expeliu o que provavelmente estava obstruindo a garganta. Aos poucos, ela foi voltando a respirar", relatou Barreto.
Militar fala sobre ação que salvou bebê engasgado; pai agradece ação rápida da PM
Com o bebê já respirando, ainda que de forma fraca, o soldado e os colegas levaram o menino para dentro do quartel e prosseguiram com a técnica de primeiros socorros até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
"Graças a Deus, conseguimos estabilizá-lo até o atendimento médico", acrescentou o soldado.
Na sequência, o bebê foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo Samu, consciente e estável.
Só tenho que agradecer. Se não fosse ele, estaríamos aqui hoje em outras circunstâncias
A sargento Viviane, enfermeira do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (Nais) da 7ª Região da PM, também prestou apoio no atendimento e permaneceu ao lado da família.
"A rápida e eficiente atuação dos militares foi crucial para salvar a vida da criança, reafirmando o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a proteção e bem-estar da população", destacou a PM.
Bebê engasgado é salvo por policiais militares em Divinópolis
Divulgação
Ponto a ponto do vídeo:
O casal carregando o filho aparece na rua em frente ao quartel e pede por socorro. Em seguida, um homem sai de dentro do quartel e vai em direção ao casal, juntamente com um policial militar;
Ainda na rua, o militar iniciou a "Manobra de Heimlich" para desobstruir as vias respiratórias do bebê;
Outros militares também aparecem para ajudar no atendimento ao menino;
Em seguida, o vídeo mostra o bebê sendo levado para dentro do quartel, onde o PM continuou realizando a técnica de primeiros socorros até o menino voltar a respirar;
O vídeo encerra mostrando a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já dentro do quartel.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas