Pedágio na BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina começa a ser cobrado nesta terça; veja valores

  • 10/03/2025
(Foto: Reprodução)
Para carros e caminhonetes, valores variam de R$ 11,30 a R$ 124. Já as motos não pagam tarifa. Preço do pedágio fica mais caro na BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina A partir de meia-noite desta terça-feira (11), começa a ser cobrado pedágio na BR-040 entre as cidades de Belo Horizonte e Cristalina, no estado de Goiás. A cobrança acontece após a concessionária Via Cristais assumir a responsabilidade do trecho, que tem quase 600 km de extensão. Em Minas, na rodovia que liga as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, estão previstas praças de pedágio nas cidades de Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Curvelo e Capim Branco. Para carros, os valores variam de R$ 11,30 a R$ 15,50. Para caminhonetes, o custo pode chega a R$ 124. As motos não pagam tarifas. O leilão do trecho entre Cristalina e Belo Horizonte foi realizado em setembro de 2024. O contrato de concessão vale por 30 anos e, neste período, a Via Cristais vai investir R$ 12 bi. Estão previstas obras de duplicação de pista, faixas adicionais, passarelas e novos acessos à rodovia. (leia mais abaixo) A nova licitação precisou ser feita, porque a Via 040, concessionária anterior, desistiu de continuar a operação, alegando prejuízo. Desde agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ficou responsável pela manutenção do trecho. Prioridades Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as prioridades da nova gestão incluem: revitalização de marcações rodoviárias horizontais e verticais; reparos de drenagem, recapeamento de pavimentos e a resolução de buracos na pista; modernização dos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), torres de telecomunicações e praças de pedágio; e melhoria nas condições de limpeza. O trecho concedido tem 594,8 km de extensão. Ao longo de 30 anos, a concessionária deverá investir cerca de R$ 12 bilhões na rodovia, sendo R$ 6,4 bi em infraestrutura e R$ 5,6 bi em custos operacionais, e entregar: 10 km de duplicação; 342 km de faixas adicionais (168 km em vias duplas e 174 km em vias simples); 61 km de estradas marginais; 5 passagens subterrâneas; 34 passarelas; 272 pontos de ônibus; 18 passagens de fauna; e 226 acessos. Entenda Este é mais um trecho relicitado da BR-040. Em 2013, a Via 040, empresa da Invepar, assumiu a rodovia entre Distrito Federal e Juiz de Fora, mas, em 2017, manifestou interesse em devolver a concessão por causa de prejuízos financeiros. O pedido de relicitação foi aceito pela ANTT em 2019. Para a relicitação, a ANTT dividiu a concessão em trechos. O de Belo Horizonte a Juiz de Fora foi leiloado em abril de 2024. A empresa EPR Via Mineira venceu a disputa e assumiu a gestão de 232,1 km da via em agosto de 2024. Leilão da BR-040 entre BH e Cristalina, em setembro de 2024 Jeff D’Avila/ AESCOM ANTT Já o trecho entre Distrito Federal e Cristalina ainda não foi entregue à iniciativa privada. Segundo a ANTT, o projeto para a nova concessão está em fase de estudos, e não há previsão para a realização do leilão. Enquanto isso, o trecho segue sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). BR-040, em Juiz de Fora TV Integração Vídeos mais vistos no g1 Minas:

FONTE: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/03/10/pedagio-na-br-040-entre-belo-horizonte-e-cristalina-comeca-a-ser-cobrado-nesta-terca-veja-valores.ghtml


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